Desculpa sancho, mas não dá pra ser ingrato assim

Ingratidão, sua definição mais satisfatória que encontrei foi: caráter, propriedade daquilo que não proporciona resultados satisfatórios, que não compensa o trabalho e esforço despendido ou que se mostra difícil e árduo. É exatamente esse o sentimento que tive ao ler a publicação em forma de resposta de Jadon Sancho ao seu treinador no Domingo a noite.

Sabemos todos nós que o Manchester United não é um dos melhores clubes do mundo em tomadas de decisão, em proporcionar bons ambientes e em várias outras coisas nos últimos 10 anos, quantas vezes já tivemos problemas com treinadores, jogadores, diretores e por ai vai, mas certas palavras causam estranheza vindo de alguém que sem sombra de dúvidas recebeu apoio, foi tratado com respeito, com carinho, mas que ontem demonstrou ser profundamente ingrato.

Sei que tem alguns comentários na internet acusando o clube de ser “Cemitério de Jogadores” e eu discordo, aconteceu alguns casos mas nem de longe o bastante para ser algo taxativo assim, só que no caso do jovens inglês a explicação pelo seu baixo rendimento passa bem longe de ser uma falta de apoio do clube. Quando ele chegou sim houve momentos de incerteza, teve muitas turbulências sim, o ambiente certas vezes parecia caótico, mas o jogador também não se ajudou e isso é grande parte da culpa pelo seu futebol abaixo da média.

Erik ten Hag gosta e valoriza o talento de Jadon Sancho
Créditos: Divulgação Man United

Não sei se Ole Gunnar Solskjaer era o treinador preparado para fazer Jadon Sancho render, Ralph Rangnick também não foi o cara certo e quando Erik ten Hag chegou havias algumas incertezas no ar de Manchester, principalmente quando ele desejou ter total controle da parte esportiva do clube. Sei que alguns vão acusar o treinador holandês de ter os seus preferidos, e não acho que isso também seja o problema. Outros vão falar que o esquema tático não ajuda, e não acredite nisso, é conversa fiada de quem não sabe o mínimo de futebol. Mas então, vamos trazer a realidade do que está acontecendo com Sancho.

Quem acompanhou minimamente o futebol nos últimos anos sabe quem é Jadon Sancho e sabe do seu enorme talento, era inegável sua habilidade e capacidade de vencer duelos 1×1 nos jogos pelo Borussia Dortmund, mas desde que chegou ao Manchester United raramente vimos alguns desses lances pelos quais ele ficou famosos no futebol europeu, na verdade tem algo estranho nele e não é só tecnicamente ou fisicamente, que aliás são problemas, mas tem algo mental que é bastante perceptível nele.

E é exatamente esse o ponto da ingratidão. Jadon Sancho começou a temporada passada ganhando chances como titular e seu rendimento vinha muito abaixo, raros dribles, arrancadas com a bola, passes e finalizações eram escassas, veio a Copa do Mundo e obviamente ficou de fora, no pós Copa Erik ten Hag e sua comissão decidiu aceitar um pedido do próprio Jadon Sancho e sua equipe para se afastar do clube para buscar uma “recuperação” em outro país por um período indeterminado, ele ficou quase dois meses sem atuar pelo Manchester United até recuperar fisicamente e então voltou como se nada tivesse acontecido, e de fato parece que nada aconteceu, pois se tratava do mesmo jogador e ser humano que saiu meses antes.

Nunca teve falta de apoio.
Divulgação: Man United

Mas Erik ten Hag o recebeu de braços abertos, deu espaço a ele e quando possível deu mais oportunidades, seja como titular ou como um reserva vindo para o jogo no segundo tempo, logo que começou a temporada era clara uma esperança de que o técnico pudesse fazer com Sancho o mesmo que houve com Rashford, mas não durou nem o primeiro mês da temporada. Rendimento físico e técnico abaixo, jogador cabisbaixo e abatido, sem empenho e dedicação o bastante para ter mais minutos do que jovens como Pellistri e Garnacho pedindo passagem, então veio a semana fatídica, Sancho não foi nem relacionado e na entrevista pós jogo Erik ten Hag diz: “Não selecionamos ele pelas performances nos treinos. Você precisa estar no nível certo todos os dias no Manchester United”.

Erik ten Hag dizer coisas abertamente na imprensa não é novidade alguma, e Sancho deveria saber disso. Na pré-temporada passada Alejandro Garnacho mostrou um grau de indisciplina e não recebeu oportunidades no restante da pré-temporada e nos primeiros jogos, mas mostrou estar focado, recebeu chances, mostrou talento e se manteve importante para o time. Marcus Rashford, que foi artilheiro do time na temporada passada também recebeu um critica do técnico e ficando no banco de reservas em um jogo após chegar poucos minutos atrasados em um treino. Erik ten Hag exigiu controle absoluto do futebol e preza muito pela disciplina e empenho dos jogadores, isso é bem óbvio e Sancho deveria saber melhor do que ninguém.

A declaração de Jadon Sancho feita em seu instagram.

Mas ele teve a pior das atitudes possíveis, ao contrário do que Rashford e Garnacho que abaixaram a cabeça, aceitaram a critica e deram a volta por cima ganhando ainda mais a admiração do técnico, quando Sancho vai pra uma rede social e não somente responde a fala do seu treinador como acusa de não receber tanto apoio e ser um “bode expiatório”, Ele acaba de se queimar dentro do clube, se eu que estou a milhares de KM de distância de Manchester, não estou lá no dia-a-dia e não o apoiei quando ele pediu por isso estou com esse sentimento de ingratidão, imagina quem está lá dentro do clube?

Ainda é prematuro dizer qual será o futuro de Jadon Sancho no Manchester United mas começam a surgir rumores de que ele poderia estar de saída nos próximos dias pois a janela da Arábia Saudita está aberta por mais duas semanas, ou então que no próximo inverno ou verão europeu ele de fato deixe o clube, não sabemos quando será mas se Sancho cometer mais algum deslize como este, seu fim estará próximo muitos antes do que se imaginava quando ele foi contratado com esperança de ajudar o clube a voltar aos bons tempos.

A resposta de Jadon Sancho deve ser nos treinamentos, em campo, melhorando seu rendimento físico e técnico, procurando especialistas para tratar do seu emocional, mental, espiritual ou seja lá o que for, não em um post de rede social, isso cabe a nós caro Jadon. Para aqueles que vão acusar novamente do clube ser um cemitério de jogadores, certifique-se antes de saber que Jadon Sancho cavou sua própria cova.

Comentários