Atualmente no Lyon, o brasileiro Rafael, ex-Manchester United, concedeu entrevista para a ESPN do Reino Unido e falou sobre sua relação conturbada com Louis van Gaal. Desde 2015 na França, Rafael lembra o quão infeliz foi sua vida no United após a chegada de Louis van Gaal:
“Quando van Gaal foi anunciado, quatro ou cinco pessoas, incluindo jogadores, me chamaram e disseram que ele não gostava de jogadores brasileiros. Eles me mostraram o que tinha acontecido com Rivaldo no Barcelona, mas não acreditei muito.” disse Rafael.
Após a chegada de Van Gaal, em 2014, Rafael atuou nos seis primeiros jogos da Premier League daquela temporada, entre setembro e outubro. Mas, após uma lesão que o afastou dos gramados por 2 meses, ele jogou apenas mais uma vez. Foi numa partida da FA Cup diante do Yeovil Town, em janeiro de 2015. Outra lesão o fez ser substituído no intervalo daquela partida.
Após esse jogo, o técnico chamou o jogador brasileiro em seu escritório e Rafael detalha:
“Van Gaal me chamou no seu escritório e disse: ‘Você pode ir embora’. “O encontro durou apenas um minuto. Foi isso: ‘Você pode ir embora.’ Demorou um tempo pra mim deixar o clube, mas eu estava desesperado para sair quando saí, e isso me entristece porque eu amava o Manchester United. Van Gaal não é um técnico ruim, mas eu não gostava de seu caráter.”
O lateral relembra um confronto que teve com o técnico holandês na cantina do clube:
“Um dia, eu estava na cantina do clube. Van Gaal sempre falava conosco todos os dias após as refeições. Lesionei a cabeça no jogo contra o Yeovil, um dos poucos jogos que tive na temporada, e eu estava tocando o machucado. Após três ou quatro segundos, ele tocou minha cabeça e disse: ‘Porquê você não me respeita?’. Eu levantei e disse: ‘Eu sempre respeito você. Nunca te desrespeitei.’ Eu sou calmo, mas fiquei com raiva. Não tinha feito nada de errado. Valencia depois me disse: ‘Você não vai mais jogar.’ Os jogadores não confrontavam Van Gaal. Valencia estava certo; eu raramente joguei de novo. Amo o Manchester United, mas estava desesperado para sair. E apenas um homem foi o causador disso porque eu amava absolutamente tudo lá. Porém, não aguentava mais ele.”
Rafael chegou ao Manchester United em Janeiro de 2008 e deixou o clube em Agosto de 2015. Querido pela torcida e por Sir Alex Ferguson, o brasileiro atuou 176 vezes pelo clube, realizando 15 assistências e marcando 6 gols, um deles contra o Liverpool no Anfield. Em sua passagem pelo Maior da Inglaterra, Rafael conquistou 3 títulos da Premier League (2008/2009, 2010/2011 e 2012/2013), uma Copa da Liga (2009/2010), 3 Supercopas da Inglaterra (2008, 2011 e 2013) e o Mundial da Clubes da FIFA em 2008.