O Manchester United nomeou seu primeiro Diretor de Ciência de Dados para impulsionar o uso de dados pelo clube para ajudar os jogadores e equipe a ter sucesso em campo. Dominic Jordan, um cientista de dados experiente com formação em análise geoespacial, terá a tarefa de melhorar a maneira como nos conectamos e analisamos a vasta quantidade de dados gerados em nossas operações de futebol.
Recebendo Dominic no clube, John Murtough, Diretor de Futebol, disse que a nomeação refletia a crescente importância da ciência de dados em uma série de áreas dentro do clube e seu potencial para fornecer uma vantagem competitiva.
“Já fazemos uso extensivo de dados para analisar o desempenho e a condição física dos jogadores, e para observar oponentes e alvos de recrutamento”, disse Murtough. “Mas há um enorme potencial para fortalecer nossas capacidades existentes e construir novas, como parte de uma abordagem mais integrada para gerenciar e usar dados.
“Não se trata de substituir os elementos humanos de desempenho e tomada de decisão”, acrescentou Murtough. “Os treinadores sempre usarão seu conhecimento e julgamento, e os jogadores, sua experiência e instintos. Mas essas coisas podem ser complementadas pelo uso inteligente de dados.
“Em última análise, trata-se de garantir que os jogadores, treinadores e equipe de apoio estejam equipados com as melhores informações possíveis para tomar as decisões certas, rapidamente.”
Dominic ingressou no United vindo do N Brown Group, com sede em Manchester, onde liderou uma equipe de 30 cientistas de dados, engenheiros e analistas que otimizaram as operações de um dos maiores varejistas online do Reino Unido. Anteriormente, ele trabalhou para um líder mundial com sede nos Estados Unidos em análise de movimento populacional, desenvolvendo algoritmos para ajudar a monitorar o fluxo de pessoas e veículos em sistemas de transporte.
Dominic sobre sua decisão de ingressar na United e o que ele espera alcançar:
“Eu vi em primeira mão como os dados usados da maneira certa podem transformar organizações de todos os tipos. Eu só assumiria uma função em que o desejo de usar dados para evoluir e aprimorar a tomada de decisões viesse de cima. Então, ter a oportunidade de fazer exatamente isso pelo clube de futebol que amo – bem, nem precisei pensar duas vezes. ”
O que envolverá seu trabalho?
“Ciência de dados é o processo de usar métodos científicos para extrair conhecimento e percepções de dados e aplicar esse conhecimento para fornecer percepções acionáveis. Portanto, meu trabalho será construir uma equipe de cientistas e analistas de dados que irão reunir, limpar e combinar dados de todos os tipos de fontes para ajudar os verdadeiros especialistas a tomar decisões eficazes com mais confiança. ”
Como isso pode nos ajudar a melhorar o desempenho em campo?
“Há muito potencial para a ciência de dados beneficiar o clube, desde auxiliar no recrutamento de jogadores, analisar automaticamente os padrões de jogo até o uso de visão computacional para extrair informações de feeds de vídeo em tempo real. No início, é uma questão de determinar quais problemas são os mais importantes para o clube e enfrentá-los para obter resultados rápidos, mas eficazes. Com o tempo, à medida que você incorpora boas práticas, os problemas se tornam mais difíceis – daí porque construir uma grande equipe é fundamental para manter o clube à frente no espaço de dados. ”
Qual é o potencial da ciência de dados para transformar o futebol?
“Houve uma explosão na coleta de dados e análises em torno do futebol nos últimos anos e isso vai continuar: mais e mais dados coletados sobre mais e mais jogadores e times. É inevitável que o acesso a informações como essas signifique que as pessoas vão descobrir maneiras diferentes de fazer as coisas que talvez já sejam feitas de uma certa maneira há muito tempo. A parte difícil é restringir todos esses dados para estar pronto para responder a uma pergunta específica em um momento específico. Os clubes que entendem como fazer isso para melhorar a tomada de decisão especializada em áreas críticas terão sucesso no longo prazo. ”
Todos no Manchester United dão as boas-vindas a Dominic no clube!