Erik ten Hag concedeu uma entrevista para MUTV, a primeira parte da entrevista foi liberada ontem, antes da primeira entrevista coletiva do novo técnico do Manchester United. A segunda parte foi liberada hoje, traduzimos para que você possa conferir a seguir.
Como você descreveria seu estilo de treinador para dizer alguém que não acompanha o futebol neerlandês?
“Como se eu quisesse vencer. Vencer é o mais importante, mas também tenho a intenção de fazê-lo de uma certa forma e de forma ofensiva. Se não conseguirmos fazer assim, ainda temos que vencer. É isso que temos que colocar em nossa equipe”.
Se você perguntasse a alguns de seus ex-jogadores que você treinou, o que eles diriam sobre a maneira como você treina?
“Acho que eles confirmarão que jogamos um futebol de ataque e que meus jogadores estão convencidos de que é uma maneira de ganhar jogos e títulos.”
De que forma você acha que mudou de quando ingressou no Ajax em 2017 para o técnico que você é hoje no Manchester United?
“Acho que técnico é um trabalho de experiência. Você acumula experiências e se tiver as reflexões certas, você melhora. O que espero dos meus jogadores e da minha comissão técnica, também espero de mim mesmo e dei a direção certa por onde passei. Eu dei o exemplo certo para eles.”
O que é então que você exige de si mesmo como treinador, o que você espera que traga?
“Uma visão brilhante e trabalho duro.”
Você acha que será fácil comparar isso com o trabalho que você fez no Ajax e trazê-lo para o Manchester United?
“Há semelhanças, mas também contradições. Eu tenho que aprender e eu tenho que me ajustar, mas eu também tenho que me manter. Estou convencido de que podemos trazer as estruturas e a forma de jogar que queremos. Se fizermos isso, comunicarmos isso aos jogadores, obteremos esse sucesso”.
Quando você estava jogando, quando aconteceu a mudança quando você pensou que gostaria de ser um técnico no futuro?
“Honestamente, eu como jogador já era meio técnico. Eu sempre tive a comunicação com o gerente. Muitos treinadores com quem eu tinha uma boa conexão e eles me usaram em campo como comunicador e para trazer à tona a visão que eles tinham, que eles queriam trazer para a equipe.”
Houve algum treinador ou modelo que você teve no início de sua carreira como técnico e como jogador que o inspirou a ser quem você é hoje?
“Sim, muitos. Você aprende muito com seus oponentes com os quais lutou. Das equipas, mas também dos gestores e do trabalho que realizam. Quando você tem a reflexão certa, você aprende, então eles me inspiram.”
Há um treinador que você enfrentará em Pep Guardiola. Eu sei que você trabalhou com ele no Bayern de Munique, então você está ansioso para enfrentá-lo desta vez?
“Sim, estou muito ansioso (para enfrentá-lo) e admiro-o pela forma como ele quer jogar. Ele também me inspirou pela forma como ganha títulos. Mas também estou ansioso para lutar contra ele.”
Você se descreve como um obsessivo por futebol? Você vai para casa e assiste a todos os jogos ou fica um pouco longe disso?
“É claro que você precisa de tempo para relaxar, para reunir energia. Mas no final, um téncico é 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você vive para o futebol e se você quer preparar uma temporada e se você tem que preparar um time jogo a jogo, temos que jogar um jogo a cada três dias, então é muito sobre futebol. Você dorme e vive o futebol”.
O que você faz para relaxar? O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
“Minha família. Passar tempo com minha esposa, meus filhos e meu cachorro. Um pouco de esporte, como corrida, caminhada ou golfe. Coisas assim.”
Há muitas caminhadas e golfe para fazer em Manchester, então você vai ficar bem com isso.
“Bom.”
Você já começou a procurar uma casa?
“Um pouco. Vamos olhar ao redor e encontrar o lugar certo.”
É um ótimo lugar para se viver, então tenho certeza que você vai se divertir. Vamos falar um pouco sobre o futuro porque é claro que uma das coisas que todos esperam é o anúncio da tabela da Premier League. Ela será lançada em 16 de Junho. Você é um daqueles técnicos que espera os jogos saírem e olha os jogos?
“Nos últimos anos, é claro, porque esse é o plano da liga para nós. A partir daí temos que traçar uma estratégia clara, mas não estou esperando quem vamos enfrentar primeiro ou segundo. Eu vou notar, mas então vamos enfrentá-los.”
Tenho certeza de que você estará procurando os jogos do Liverpool e o derby de Manchester. Quão animado você está para assumir o comando desses jogos, que significam muito para os torcedores do Manchester United?
“Sim claro. São jogos emocionantes porque você é desafiado pelos melhores treinadores, pelos melhores jogadores. Estou realmente ansioso por isso, mas acho que cada jogo é um desafio. A cada jogo você pode somar três pontos, então você tem que se preparar bem para cada jogo e repito: é um grande desafio e estou ansioso por cada jogo, mas temos que ir de jogo para jogo e não ficar ansiosos também. Eu vivo de acordo com o dia e o primeiro jogo é sempre o jogo mais importante.”
Parte da preparação é a pré-temporada, então quando começa a pré-temporada?
“27 de junho”.
Você está ansioso para reunir todos os jogadores?
“Nem todos os jogadores vão entrar, porque os que jogam pela seleção terão uma pausa mais longa, porque jogam mais na atual temporada. Mas é claro que estou realmente ansioso, me dá muita motivação e alegria conhecê-los e estou realmente ansioso por isso. Precisamos da pré-temporada para preparar o time para o início da temporada.”
Não há dúvida de que a temporada passada foi muito difícil para o Manchester United. Qual será a sua mensagem para eles quando você se reunir com eles?
“Que temos que aceitar a situação atual, mas também que eles têm um bom potencial. Um ano antes, este time era o segundo na liga, então o potencial está lá. Aprenda as lições desta temporada, temos que analisar claramente o que deu errado. Mas a partir daí trabalhe duro, monte um time e lute contra os adversários.”
Três dos quatro jogos do Tour de pré-temporada serão contra adversários da Premier League. Quão útil isso será para se preparar para a próxima temporada?
“Útil, sim, definitivamente porque temos que encontrar uma maneira de jogar. Temos de apresentar a nossa forma de jogar. Com o nosso jeito, quero dizer o jeito do Manchester United. Daremos regras e princípios, então estamos trazendo estruturas e usamos essa oposição para reunir a estrutura que queremos. Isso será útil para começar bem a temporada.”
Quais metas você deseja definir para a temporada da Premier League que está chegando?
“Eu disse que este é o projeto, trazer o Manchester United de volta ao topo, mas também temos que aceitar a situação atual em que estamos.
Há tantas outras coisas para planejar também, há a Europa, há copas domésticas também, a FA Cup, a Copa da Liga também. Qual a importância de obter esses títulos?
“Importante. Para mim, todo jogo é importante. Queremos vencer todos os jogos e essa deve ser a atitude de todos. Jogadores, mas também funcionários e todos os outros do clube. Cada jogo é importante e vamos dar o nosso melhor a cada jogo para vencer e avançar. ”
Finalmente, o que você gostaria de dizer aos torcedores do Manchester United?
“Estou feliz por estar aqui e vou dar o meu melhor e espero e espero que possa deixá-los orgulhosos novamente, que devolvamos o Manchester United onde eles pertencem. Vou dar o meu melhor e tomar as decisões necessárias para chegar lá.”
Estamos muito felizes em tê-lo e tudo de melhor para a próxima temporada…
“Obrigado.”