Erik, é o último jogo desta parte da pré-temporada, você sente que fez o progresso que queria? Você está mais adiantado do que imaginava? Onde está você?
“Acho que é sempre difícil responder a essas perguntas, no futebol até onde você pode estar. No final, você constrói um time que está pronto para o início da temporada e acho que disse antes que eu sei na primeira metade da temporada, nenhum time está jogando melhor, mas trata-se de obter as construções certas. Mas você também precisa de resultados, então o que construímos nessas semanas, precisamos de uma base de onde possamos começar e essa é uma boa construção onde podemos obter resultados.”
Você disse em sua coletiva de imprensa em Bangkok: “olha, o meio-campo e o ataque foram posições prioritárias para se fortalecer no mercado de transferências”. O clube está mais próximo de alguma adição nessas áreas e quantas contratações você gostaria antes do fechamento da janela de transferências?
“Contratamos Eriksen para o meio-campo, então estamos muito felizes com isso. Estou muito feliz com as performances do nosso meio-campo e do nosso departamento ofensivo neste momento. Também sei que, nesta temporada, falamos em Bangkok e Melbourne também, que teremos muitos jogos, a Copa do Mundo, então precisamos de mais opções. Você tem um bom time, é só sobre o time, você precisa de um bom elenco para ter os resultados certos no final da temporada, então temos que fortalecer ainda mais o elenco. Então, estamos olhando em volta, mas precisamos dos jogadores certos”.
O que você acha de Perth?
“Nesta parte, é muito bom e acho que você sente que o turismo é muito bom. Acho que muitos turistas estão dispostos a visitar esta cidade incrível e agradável para ficar aqui. O que eu sempre gosto da Austrália, senti o cheiro em Melbourne e eu sinto o cheiro aqui em Perth também, que é uma cultura esportiva. É muito importante para este país, para o esporte de ponta, mas também na parte da socialização. Eu acho que os australianos estão muito bem conectados com isso, a atitude, a mentalidade. O ministro do turismo e esporte já falou sobre o jogo contra o Manchester United. Eles são famosos por revidar, aquele jogo não aconteceu, mas lembro de muitas ocasiões na história do esporte em que os australianos fizeram e que admiro muito eles.”
Alguns dos jogadores mais jovens talvez não tenham tantos minutos; Garnacho, jogadores assim. Você vai dar mai tempo amanhã? Além disso, não falamos com você desde Melbourne. Você ficou impressionado com Harry Maguire e a forma como ele reagiu à recepção negativa da torcida no início da partida?
“Temos um elenco aqui e como sabem, não temos muito tempo. Temos de estar prontos para 7 de Agosto, o elenco que está aqui está dividido em gerações. Temos jogadores experientes (no elenco da tour), mas também queríamos dar a alguns jovens talentos a chance de mostrar por que eles merecem estar aqui. É claro que não posso dar a todos os jovens jogadores as chances que eles merecem porque temos que construir um time. Mas é bom tê-los, eu os vejo diariamente nos treinos, então fico com uma boa impressão deles, e a partir daí podemos desenvolvê-los com bons planos. Essa é a ideia, para que nem todos os jovens tenham minutos. Tenho que definir prioridades e, no futuro, eles terão um papel importante no meu pensamento para construir o Manchester United. A outra pergunta que você tinha sobre Maguire… nós ouvimos. Mas se você vê, se você atua, então fica mais lento. Acho que o time e Harry Maguire me impressionaram pela maneira como eles jogam e depois as vaias pararam.”
Vimos Marcus Rashford, Jadon Sancho, Bruno Fernandes e Anthony Martial combinarem na frente, treinando juntos, isso está em sua mente para o jogo de abertura da temporada, tendo em mente que você está falando em se aproximar? Ou o retorno de Cristiano Ronaldo entra em consideração para isso?
“Pode ser. Você vê que eles se conectam muito bem e acho que quando você vê isso, você tem sorte como técnico. A equipe tem sorte. Podemos ameaçar, temos armas. Temos que melhorar isso a cada dia e desenvolver isso mais adiante.”
Quando Louis van Gaal saiu em sua primeira turnê, ele foi bastante crítico com as viagens, o lado comercial das coisas que tem que acontecer nessas turnês. Apenas em termos de como você prepara seus jogadores para uma nova temporada, como você descobriu isso, você descobriu que conseguiu se concentrar no futebol e que todo o resto foi um pouco deixado de lado?
“Acho que faz parte do futebol de hoje, você tem que aceitar isso como treinador, como time e você tem que tirar o melhor disso e foi o que fizemos. Acho ótimo para o espírito de equipe, juntos por tanto tempo, então podemos realmente desenvolver isso. É ótimo ter essa experiência. Além disso, vimos cidades legais como Bangkok, Melbourne e Perth, não é todo dia que você tem isso. Também tem desvantagens, é claro, mas como profissional você tem que lidar com certas coisas que são decididas onde você não tem influência. Mas onde você tem influência é no seu jogo e esse é o nosso ponto de foco.”
Os ingressos para este jogo estão praticamente esgotados desde que foi anunciado, que tipo de show os fãs de Perth podem esperar amanhã à noite?
“Show, hein? Temos a intenção de jogar um futebol brilhante, só uma coisa, sempre temos um adversário e eles não cooperam! Primeiro, trata-se, em nossa filosofia, de jogar futebol de ataque, futebol proativo e Sei que o adversário de amanhã é um adversário muito difícil, por isso é um grande teste. Nesse sentido, Perth tem muita sorte.”
Você está mais claro sobre quando Cristiano Ronaldo estará na pré-temporada com o Manchester United, você tem uma atualização sobre isso?
“Não, é a mesma da semana passada.”
Você não está preocupado com o fato de quanto mais tempo ele ficar longe, menos tempo ele terá para estar em forma para o início da temporada?
“Claro. Talvez preocupante não seja a palavra certa, eu me concentro nos jogadores que estão lá, e eles estão indo muito bem, estão em boa forma. Tenho mais foco em desenvolver isso e mal posso esperar pelo seu retonro e então vamos integrá-lo.”
Você trouxe muitos jogadores da base nesta turnê, você acha que eles poderão ajudá-lo e estar à altura do padrão da Premier League?
“Temos que esperar se for o caso. Acho que eles precisam de algum desenvolvimento e estamos trabalhando dia a dia para isso, mas isso não virá da noite para o dia. Isso levará tempo, paciência. Mas se eles mostrarem que podem ter um impacto, eu sou o técnico que vai utilizá-los.”
Você está preocupado com a falta de opções no ataque para a nova temporada? Você parece estar com um seríe de problemas nessas posições…
“Essa é uma razão, mas também o número de jogos. Você precisa de mais opções no ataque, isso está claro.”
Para você, é vital adicionar esse departamento antes de 31 de agosto?
“Acho que é vital se você quiser ter sucesso, a temporada é muito longa, mas também temos tempo para preencher isso.”
Uma contratação aqui treinando com você até agora, torna seu trabalho mais difícil não ter os jogadores que você quer aqui treinando com você agora? Considerando as contratações do City e Tottenham que estão com suas contratações e estão em turnê com eles agora …
“É definitivamente uma vantagem, eu estaria nessa situação, mas não estamos e você tem que lidar com a situação e então você desenvolve a equipe com os jogadores que você tem, e acho que sim. De volta a Manchester, Eriksen e Martinez vão se juntar e então teremos mais opções e acho que eles podem se integrar rapidamente ao time.”
Martinez e Eriksen vão se juntar a você em Oslo, Noruega, como parte da turnê?
“Vamos definir quando voltarmos a Manchester, depois teremos alguns dias para treinar e decidir”
Em relação a Hannibal Mejbri e James Garner, nós realmente não vimos muito deles nesta turnê de pré-temporada, eu sei que James Garner se machucou, quais são seus planos para eles, para a próxima temporada? Eu sei que tivemos perguntas semelhantes, mas James Garner será emprestado ou fará parte do time principal? E uma pergunta semelhante para Hannibal …
“James Garner acabou de se integrar ao treinamento esta semana, então eu não o vi, não tenho uma impressão completa, então quero ver mais e depois tomaremos conclusões e decisões. Hannibal, ele jogou alguns minutos agora, acho que ele foi muito bem, nos treinos também, ele causa uma boa impressão, mas também tem a ver com o equilíbrio do elenco.”
O que você achou da maturidade dos jovens jogadores, nós os vemos em campo, gritando uns com os outros, vimos a maneira como eles estão se comportando, parece haver uma verdadeira maturidade dos jogadores…
“Eu acho que eles se saem bem, mas também sei que os padrões da Premier League, o futebol europeu é muito alto. É sempre sobre: “eles estão prontos para assumir a responsabilidade, jogar, contribuir, eles estão conscientes dessas situações?” Isso é o que eu tenho que aprovar e então tomarei minhas decisões. Alguns deles têm potencial, é bastante claro.”