Sir Jim Ratcliffe, novo coproprietário do Manchester United, conversou com Helen Evans, da MUTV, em Londres. Ratcliffe falou sobre o que planeja para o clube como um todo, sobre o Old Trafford e que não comprou o clube para ganhar dinheiro.
» Visão sobre o clube, dentro e fora do campo
“Bem, em campo é muito simples. Acho que o único interesse que temos é vencer as partidas e competir na Premier League e na Champions League.”
“Portanto, esse é o nosso único interesse em estarmos envolvidos no Manchester United. É disso que se trata o Manchester United. Quer dizer, talvez eu esteja sendo um pouco tendencioso, mas acho que é o maior e o mais conhecido clube de futebol do mundo.”
“Portanto, deveria estar sempre competindo pelos títulos da Premier League e da Champions League, sempre. Então é assim que temos que nos avaliar. Em termos de quais são nossas expectativas fora do campo, se você quiser, quero dizer, isso é apenas uma questão de valores, eu acho.”
“E você sabe, o Manchester United defende certos valores. Tem um estilo de futebol. Tem um código de valores que as pessoas devem respeitar. Portanto, esperamos que as pessoas façam isso.”
» Cultura vencedora
“Acho que qualquer time (masculino, feminino ou base) que usa o escudo do Manchester United na camisa precisa ter sucesso na vitória”
» Torcida exige equipe vencedora
“O clube é disso que se trata, são os torcedores, na verdade. Sempre disse que não somos donos do clube. Esses acionistas, eu e a família Glazer, não somos os donos do clube. Os verdadeiros donos do clube são os torcedores, a comunidade, e somos apenas guardiões ou administradores do clube por um período de tempo.”
“Não somos donos do clube. O clube é um bem da comunidade. E então é tudo sobre os torcedores, e o que os torcedores querem, porque [o que é] muito, muito importante para aquelas pessoas que moram em Manchester e vão para o jogo todas as semanas, é que eles querem ver o time vencer, porque isso é muito divertido para todos. E nós reconhecemos isso. Então, é tudo uma questão de torcedores.”
A aquisição de 27,7% do clube por Sir Jim Ratcliffe foi oficialmente confirmada na noite de terça-feira (20/02/2024), após a aprovação da Premier League e da Associação de Futebol.
Ratcliffe disse que não comprou o clube para ganhar dinheiro com ele e que seu pensamento é de fazer o time voltar a ser protagonista.
“Na verdade não estou interessado nos aspectos financeiros deste investimento, porque ganho dinheiro suficiente em produtos químicos, petróleo e gás. Este não é um investimento financeiro. É porque estou interessado em ver o Manchester United ter sucesso novamente.”
“Não teve sucesso nos últimos 11 anos, mas precisa voltar para onde deveria estar, que é o topo do jogo.”
A INEOS, empresa de Ratcliffe, é um fabricante petroquímico global que gera receitas anuais de US$ 65 bilhões.
Ratcliffe, disse que o clube está atualmente avaliando se deve reformar o Old Trafford ou construir um estádio totalmente novo. O Old Trafford completou 114 anos de história no dia 19/02/2024.
“Se você observar nosso papel no Manchester United, há duas questões principais que precisamos abordar. Um é o futebol, que é realmente o desempenho em campo, que sempre será nossa prioridade com o Manchester United.”
“Mas a segunda, a segunda grande questão do clube, da qual muita gente fala e da qual tem consciência, é onde fica o estádio hoje. É um estádio impressionante e é o maior estádio da Premier League, o segundo maior estádio do país depois de Wembley, suponho.”
“Mas não é exatamente o padrão que você esperaria do Manchester United hoje e ficou para trás. Talvez há 20 anos, estava [no padrão], mas hoje está para trás.”
“Precisamos olhar para o futuro do estádio, para a remodelação desse estádio, e que há claramente dois caminhos que poderíamos seguir: poderíamos reformar o estádio ou poderíamos considerar a construção de um novo estádio. E é isso que estamos vendo no momento.”
Ratcliffe confirmou que o centro treinamento em Carrington também está nos seus planos, mas que o Old Trafford é sua primeira prioridade.
“Sim [Carrington está em nossos pensamentos], mas acho que é secundário em relação ao Old Trafford. Carrington é bastante impressionante, eu acho. Gosto bastante de Carrington como instalação. Quer dizer, acho que há coisas que podemos fazer para melhorar, mas não acho que sejam da magnitude que o estádio exige.”
Por fim, Ratcliffe disse que conheceu Sir Alex Ferguson
“Encontrei Sir Alex duas ou três vezes desde o Natal. E eu o conhecia um pouco de qualquer maneira. Quero dizer, ele é o treinador mais icônico do mundo e é uma parte essencial da história do Manchester United. Quero dizer, ele fez história pelo Manchester United nesses 27 anos em que esteve lá. E, você sabe, ele foi o maior gestor de sua geração.”
“Eu o conheci numa segunda-feira. Eu não bebo às segundas-feiras, embora tenha certeza de que ele teria [compartilhado uma bela garrafa]. Ele conhece seu vinho extremamente bem, devo dizer.”