» O JOGO
O Manchester United enfrenta o Everton fora de casa pela décima rodada da Premier League. O Everton começa o jogo fazendo jogada na ponta esquerda nas costas de Shaw, mas o cruzamento não dá em nada. Aos 5’, Casemiro sofre um desarme e o time da casa abre o placar com uma ótima batida de fora da área de Iwobi. O United tenta responder com algumas jogadas pela direita. Dois chutes prensados, um de Antony e um de Dalot, colocam pressão no Everton. O jogo segue sem domínio de nenhum dos lados, porém, aos 14’, Gueye erra um passe e cede o contra ataque ao United, Martial passa a bola para Antony em velocidade, o jovem atacante arremata colocado, tirando a bola do goleiro e marcando o gol de empate do United.
O Everton adota uma postura mais defensiva e cautelosa, favorecendo o jogo propositivo de Ten Hag. O United cria mais jogadas pela direita, Bruno Fernandes faz um passe da ponta direita para o meio da área, mas Rashford e Antony atrapalham um ao outro e o chute de Rashford sai fraco para a defesa de Pickford, pouco tempo depois, outra jogada novamente na ponta direita com Bruno Fernandes, ele faz um passe muito parecido com o anterior para dentro da área, Martial tem a chance de marcar, mas o bandeira marca impedimento de Bruno. Aos 28’, Martial sente desconforto e é substituído por Cristiano Ronaldo. Aos 30’, o Everton volta a ter uma jogada de perigo, bola parada pela intermediária de ataque, o cruzamento vem até a marca de pênalti do United mas a zaga afasta. A tônica do jogo volta a se restabelecer, os Red Devils com mais posse de bola porém com muitos erros de passe e o Everton sem conseguir armar jogadas quando consegue a posse da bola.
Aos 36’, o United consegue armar uma jogada pelo meio, um passe de Rashford para Cristiano Ronaldo, que arremata prensado de dentro da área, com o rebote, Bruno Fernandes chuta duas vezes e marca o gol, mas o árbitro auxiliar marca impedimento de Cristiano Ronaldo no início da jogada. Aos 40’, Cristiano Ronaldo tem mais uma chance após passe de Bruno Fernandes, o português recebe a bola de seu conterrâneo na ponta direita, puxa para o centro, próximo a meia-lua, mas bate fraco para defesa de Pickford. Logo depois, nova jogada do Manchester United, dessa vez pela esquerda, um cruzamento de Rashford para a tentativa de Casemiro, que surpreende a defesa e cabeceia para fora. Aos 44’, Casemiro faz grande desarme e quebra linhas com um ótimo passe para Cristiano Ronaldo na ponta esquerda, o centroavante encontra a defesa do Everton desarrumada e não titubeia, chuta cruzado para virar o jogo a favor do United. Nos acréscimos, o Everton ainda tem uma última chance em um cruzamento fechado que vai direto nas mãos de De Gea. O árbitro apita o fim da primeira etapa.
» SEGUNDO TEMPO
Os dois times voltam sem mudanças para o segundo tempo. O Everton começa a segunda etapa buscando jogada pela direita, cruza para o meio da área mas sem perigo. O United tenta o mesmo e também não tem sucesso. O Everton busca ter mais a posse da bola neste segundo tempo, mudando o estilo de jogo que tinha adotado na primeira etapa. Aos 6’, Onana perde a posse de bola, ao tentar recuperar, faz falta dura em Antony e recebe cartão amarelo. Alguns minutos depois, Ronaldo consegue um escanteio para os Red Devils, a jogada ensaiada gera bom espaço para Casemiro arrematar de média distância, mas o chute vai para fora. A busca pela posse de bola faz com que ambos os times cometam algumas faltas e o jogo fica truncado. Aos 12’, uma boa troca de passes pelo lado esquerdo de ataque do Manchester United atrai a defesa do Everton, a inversão para o outro lado gera espaço, Antony passa para Casemiro que cruza para cabeceio de Cristiano Ronaldo, mas a bola passa por cima da baliza.
O Everton responde aos 16’, uma inversão da esquerda para a direita chega nos pés de Iwobi, ele cruza por baixo e, na marca de pênalti, Coleman tenta o chute, mas não pega em cheio e o chute sai mascado. Um minuto depois, o United tenta ir para o ataque pela esquerda, mas Gordon faz falta temerária e recebe cartão amarelo. Troca de estocadas de ambos os lados, o Everton tenta jogadas pelos cruzamentos e o United tenta pelos contrataques. Aos 25’, Onana e Casemiro disputam a bola, o brasileiro leva a pior e o time da casa consegue um escanteio, o cruzamento vem para a cabeçada de Onana, que passa por cima da meta de De Gea. Aos 29’, o United tenta armar jogada rápida, Ronaldo faz um pivô e deixa a bola para a batida de Eriksen, o chute passa por cima do alvo. Aos 30’, o Manchester United volta ao ataque numa jogada trabalhada entre Antony e Rashford, mas o atacante inglês chuta à esquerda do gol de Pickford. Antes do tiro de meta ser batido, o Everton faz duas substituições, saem Coleman e Gueye para a entrada de James Garner e Calvert-Lewin, respectivamente.
Aos 35’, mais uma tentativa do Everton, dessa vez o cruzamento de Iwobi para o meio da área do United, a bola passa por todo mundo e fica com De Gea. O Manchester United responde rapidamente, e Marcus Rashford faz boa jogada pela esquerda, tira um zagueiro e o goleiro da jogada, faz o gol, mas o VAR anula por entender que a bola tocou na mão de Rashford na disputa com o zagueiro. Substituições aos 38’ do Manchester United e aos 39’ do Everton, McTominay entra no lugar de Eriksen e Rondón entra no lugar de Maupay. Na sua primeira jogada, McTominay faz falta dura e recebe cartão amarelo. Aos 44’, Gray faz jogada em cima de Antony e arranja um bom cruzamento para Onana, que cabeceia por cima do gol. O Everton volta ao ataque no primeiro minuto dos acréscimos com Garner, ele chuta cruzado de média distância e leva muito perigo, a bola passa rente a trave direita. A última substituição da partida é de Antony, que sai para dar lugar a Varane. O Everton tenta pressionar nos minutos finais, o time consegue três escanteios em sequência, até o goleiro Pickford vai para a área do United, mas nenhum dos escanteios têm sucesso. O árbitro apita o fim da partida.
Detalhes
Escalações
Manchester United: De Gea; Dalot, Lindelöf, Martínez e L. Shaw; Casemiro, Eriksen (McTominay 83’) e Bruno Fernandes; Antony (Varane 93’), Rashford e Martial (C. Ronaldo 28’).
Everton: Pickford; Coleman (Garner 75’), Coady, Tarkowski e Mykolenko; Gueye (Calvert-Lewin 76’), Iwobi e Onana; Gordon (McNeil 67’), Gray e Maupay (Rondón 84’).
Gols
Manchester United: Antony (15’), Cristiano Ronaldo (44’).
Everton: Alex Iwobi (5’).
Cartões Amarelos
Manchester United: McTominay (85’).
Everton: Onana (51’), Gordon (63’).