» O JOGO
Após o encerramento da Data FIFA, Manchester United visitou o Newcastle em confronto direto por uma vaga no G-4 da Premier League. A partida aconteceu no St. James’ Park, pela 29ª rodada do campeonato. O início do confronto foi bem movimentado, mas com o passar do tempo os donos da casa foram se sobressaindo dentro de campo. A primeira boa oportunidade veio aos 15 minutos. Em cruzamento feito por Murphy pelo lado direito, Isak sobe e manda cabeçada à queima-roupa para ótima defesa de De Gea, que ainda pegou o rebote de Willock.
As poucas saídas para o ataque do Manchester United passavam muito pelo lado direito com Antony, mas que travava um duelo duro com Burn na marcação. A dupla ente Sabitzer e McTominay não estava dando conta em manter a proteção no meio-campo, a pouca sintonia entre os dois volantes se mostrava perceptível, e a falta que o Casemiro fazia para o time era evidente. Os Magpies colecionavam suas chances criadas, mas sem conseguirem convertê-las.
O Manchester United voltou a ter uma jogada bem construída na marca dos 32 minutos. Depois de belo lançamento de Rashford para Bruno Fernandes, o português faz o cruzamento encontrando Dalot dentro da área que bate de primeira, mas a finalização é desviada pelo zagueiro e a bola sobra nas mãos do goleiro Nick Pope. Minutos depois, foi a vez do Newcastle assustar novamente, agora com chute de Longstaff na entrada da área, que passou por cima do travessão do gol de De Gea.
» SEGUNDO TEMPO
O roteiro inicial da segunda etapa foi o mesmo visto em grande parte do primeiro tempo, com Newcastle pressionando bastante, acionando Saint-Maximin pelo corredor esquerdo enquanto o Manchester United fica acuado em seu campo com dificuldade na transição para o ataque. Chegando aos 61 minutos de partida, Erik ten Hag faz as primeiras mudanças no time: saíram Antony e Weghorst para as entradas de Sancho e Martial.
Demorou, mas saiu o gol dos Magpies no minuto 65. Após disputa pela bola na entrada da área, Isak e livra da marcação e dá passe enfiado para Bruno Guimarães. O brasileiro cruza no segundo pau para Saint-Maximin, sozinho, que manda de cabeça na pequena área e Willock completa mandando para o fundo do gol, abrindo o placar para os donos da casa, que já faziam por merecer o gol desde o primeiro tempo.
Próximo dos 75 minutos, os Red Devils insinuavam uma reação no jogo, mas quase viram o Newcastle marcar o segundo gol. Trippier cobra escanteio fechado e Joelinton cabeceia, De Gea espalma, e a bola acerta o travessão. Na sobra, Schar mergulha para cabecear, mas a bola para na trave. Aos 87 minutos, não teve nada que impedisse o segundo gol do Newcastle desta vez. Novamente lance de bola parada, Trippier manda para dentro da área e Wilson, na pequena área, manda de cabeça para fechar com chave de ouro a vitória dos donos da casa, que ultrapassaram o Manchester United na tabelo de classificação, ocupando agora o terceiro lugar do campeonato.
Detalhes
Escalações
Manchester United: De Gea; Dalot, Varane (Lindelof 82’), Lisandro (Pellistri 82’), Shaw; McTominay (Fred 82’), Sabitzer, Bruno Fernandes, Antony (Sancho 61’), Rashford e Weghorst (Martial 61’)
Newcastle: Nick Pope; Trippirt, Schar, Botman, Burn; Longstaff, Bruno Guimarães, Willock (83’); Murphy (Gordon 67’) e Saint-Maximin (Joelinton 67’) e Isak (Wilson 79’)
Gols
Newcastle: Willock (65’) e Wilson (87’)