» O JOGO
Após o tropeço na última rodada para o Leicester dentro de casa, Manchester United voltou a campo neste sábado (09) e visitou o Everton, no Goodison Park. Ainda na luta pela vaga para a próxima edição da Champions League, os Red Devils se encontravam em situação diferente aos Toffees, que se encontravam a um ponto acima da zona de rebaixamento. A primeira finalização veio pelo lado do United aos 9 minutos. Bruno Fernandes bate a falta pela esquerda, a defesa adversária ao afastar a bola acaba dando nos pés de Rashford, que teve tempo de dominar e chutar no canto do gol, mas Pickford faz grande defesa, mandando para escanteio.
Manchester United chegou novamente com perigo no minuto 12, novamente com uma bola alçada na área por Bruno Fernandes que encontrou Rashford dentro da área. O camisa 10 ganha a disputa no alto e cabeceia pro chão, mas parou novamente em Pickford. Depois das duas oportunidades do United, a partida ficou mais concentrada no meio-campo, sem ter mais lances de perigo. Everton, por sua vez, não exigia trabalho por parte do De Gea que estava até então como um expectador dentro de campo.
Na marca dos 26 minutos, em sua primeira chegada ao ataque o Everton encontra o caminho do gol. Richarlison é lançado no lado esquerda, aciona Iwobi na área mas o passe é cortado, sobrando para Gordon que chega batendo de primeira. A bola desvia em Maguire, matando De Gea no lance e resultando no gol dos donos na casa. Aos 35 minutos, Fred saiu aparentando ter sentindo algo e deu lugar para Pogba entrar em campo. No minuto seguinte, Everton chega no ataque com Richarlison que bate de fora da área, após desvio no caminho a bola sobe e quase encobre De Gea, mas o goleiro estava ligado e a mandou por cima do gol.
» SEGUNDO TEMPO
Na volta para a segunda etapa, Everton tenta se postar mais ao ataque, fazendo até marcação na saída de bola dos Red Devils mas sem levar perigo. Do outro lado, United não parecia ter qualquer tipo de criatividade na construção de jogadas, mal conseguiam entrar dentro da área adversária, tampouco finalizar ao gol de Pickford que não precisou trabalhar desde o começo do primeiro tempo, em que fez duas boas intervenções nas raras chegadas dos comandados de Ralf Rangnick.
Com a evidente ineficácia no ataque, o técnico alemão chamou a campo Mata e Elanga nas vagas de Matic e Rashford na marca dos 64 minutos de jogo. Mesmo com as alterações, Manchester United era bastante lento na transição ao ataque, trocava passes com pouca ofensividade, tudo que a equipe do Everton queria na altura da partida estando à frente do placar desde boa parte da primeira etapa.
Depois de muito tempo sem finalizar em direção do gol pelo lado do United, Pogba chuta de fora da área para a defesa segura Pickford. Os Red Devils engatam uma pressão ao ataque neste final de jogo. Sancho avança na esquerda, tabela com Alex Teles e cruza. Wan-Bissaka domina e bate, mas a defesa do Everton consegue bloquear. Já nos acréscimos, Cristiano Ronaldo recebe bola de Maguire dentro da área. O português domina e chuta pro gol, mas Pickford defende com o punho, salvando o Everton e garantido a vitória para o time de Liverpool.
Detalhes
Escalações
Everton: Pickford; Coleman, Godfrey, Keane, Mykolenko; Gordon, Allan, Delph (Doucouré (84’), Iwobi, Richarlison e Calvert-Lewin (Gray 70’)
Manchester United: De Gea, Bissaka, Lindelof, Maguire, Telles, Matic (Mata 64’), Fred (Pogba 35’), Bruno, Sancho, Rashford (Elanga 64’) e Ronaldo
Gol
Everton: Gordon (26’)
Cartões Amarelos:
Everton: Gordon (74’) e Pickford (86’)
Manchester United: Pogba (50’) e Ronaldo (87’)