Manchester United vence sem convencer a Real Sociedad e não consegue classificação direta para as oitavas de final da Europa League

» O JOGO

Em confronto que define a primeira posição do Grupo E, Manchester United visitou a Real Sociedad, no Estádio Anoeta, na Espanha, pela última rodada da fase de grupos da Liga Europa. Para assumir a liderança, os Red Devils precisavam de uma vitória de no mínimo dois gols de diferença em cima dos espanhóis. Os donos da casa começaram melhor no duelo, sem deixar o United ficar muito tempo com a posse da bola. Tiveram boa chegada no minuto 5. Merino recebe no campo de ataque e encontra Carlos Fernández passando nas costas da zaga. Ele entra na área e finaliza mandando na rede pelo lado de fora.

Apesar do inicio de partida pouco promissor do Manchester United, Garnacho apareceu para deixar o time inglês à frente no placar aos 16 minutos. De Gea manda lançamento para Bruno Fernandes, que de cabeça passa para Cristiano Ronaldo. O camisa 7 espera a chegada de Alejandro pela esquerda e aciona o jovem atacante. Ele carrega entrando na área e estufa a rede do gol de Remiro, que ficou entregue no lance. Pouco tempo depois, quase que o garoto deixa o segundo dele dentro do jogo. Depois de boa jogada de Bruno Fernandes, Garnacho recebe novamente pelo lado esquerdo. O argentino consegue driblar dois adversários, mas na hora do chute ele se desequilibra e manda por cima do gol.

Depois do gol, o United cresceu de produção dentro da partida, ocupando mais espaço no campo adversário. Passando da metade do primeiro tempo, o time espanhol passou a ter dificuldade na criação das jogadas ofensivas. Na marca dos 42 minutos, após lançamento para o campo da Real Sociedad, a bola fica no domínio de Pacheco. O zagueiro acaba errando o passe e manda em cima de Cristiano. O português fica cara a cara com Remiro e toca por cima do goleiro, a bola acaba subindo mais do que o esperado e encobre o travessão. Nos instantes seguintes, foi a vez do De Gea fazer o que ele sabe de melhor: salvar o Manchester United. Em passe cortado na área dos Red Devils, a bola sobra mais atrás com Sorloth que acerta belo tapa em direção do gol. De Gea salta e faz a primeira defesa. Na sequência, ele se recupera no lance e pega o chute de Pablo Marín dentro da pequena área.

» SEGUNDO TEMPO

O inicio da segunda etapa foi mais truncada do que movimentada. Chegando aos 58 minutos, ambos os times fizeram suas primeiras substituições na partida. No lado do Manchester United, Lindelof e van de Beek saíram de campo  para as entradas de McTominay e Rashford. O clima passou esquentar dentro do confronto, os cartões amarelos, que no primeiro tempo não foram vistos, começaram a serem dados pelo árbitro. Um dos amarelados foi Lisandro Martínez, que estava pendurado e assim fica de fora da próxima partida na Liga Europa.

Mesmo precisando de mais um gol para conquistar a primeira colocação e garantir a vaga direta para as oitavas de final, Os Red Devils chegavam poucas vezes perto da área adversária. A equipe não tinha mais criação no ataque. Por mais que também não estivessem sofrendo na defesa, o adversário colecionava bem mais oportunidades de empatar a partida, mesmo que pouco efetivas, do que a do United de ampliar o placar.

Próximo da reta final, Erik ten Hag realiza mais duas mudanças. Fred e Maguire entraram nas vagas de Eriksen e Garnacho. Tendo poucos minutos para achar ao menos um gol, o United não mostrava inspiração. A alternativa que restou foi partir ao ataque com lançamentos longos, já que com a bola no pé as coisas não estavam funcionando. O tempo se encerrou e o Manchester United termina em segunda no Grupo E, ficando atrás da Real Sociedad e indo para os playoffs da competição.

Detalhes

Escalações

Real Sociedad: Remiro; Gorosabel (Elustondo 58’), Le Normand, Pacheco e Rico; Zubimendi, Merino, Méndez (Zubeldia 83’) e Marín (Navarro 59’); Carlos Fernández (Guevara 73’) e Sorloth (Magunazelaia 83’)

Manchester United: De Gea; Dalot, Lindelof (McTominay 58’), Lisandro Martínez e Shaw; Casemiro, Van de Beek (Rashford 58’), Eriksen (Fred 82’) e Bruno Fernandes; Garnacho (Maguire 82’) e Cristiano Ronaldo

Gol

Manchester United: Garnacho (16’)

Cartões Amarelos

Real Sociedad: Méndez (64’) e Carlos Fernández (73’)

Manchester United: Lisandro Martínez (62’), Cristiano Ronaldo (71’) e Dalot (87’)

Comentários