Vale tudo para que os glazers saiam?

Faz alguns dias que um pensamento não sai da minha cabeça, desde que começou o processo de venda do clube está um pouco difícil chegar a conclusão sobre este questionamento, e pessoalmente não pareço estar perto de ser taxativo quanto a isso, será que vale tudo, vale aceitar qualquer um para que enfim os torcedores do Manchester United se vejam livres dos malditos americanos?

Confesso que horas me pego quase que em um momento afirmativo de que vale tudo isso, de que não me importam as questões de quem vai comprar, de onde vem o dinheiro, do que vão fazer com o clube, se são pessoas de bem ou não, se vão investir no clube ou apenas sugar, mas o que parece mais importar em minha mente e em meu coração é que os malditos Glazers saiam do clube urgentemente, e por isso me desapego dessas questões para aceitar que o melhor para todos é não sobrar um pingo de família Glazer no Manchester United, afinal de contas lá se foram 18 anos.

Estava lendo uma matéria do Laurie Whitwell do The Athletic sobre protestos da torcida inglesa do Manchester United nos tempos antigos e como havia rejeições e questionamentos sobre quando Rupert Murdoch da Sky Sports tentou comprar o clube e os torcedores fizeram de tudo que era possível para mostrar sua contrariedade ao novo possível dono em 1999, e assim não se viu mais o australiano próximo do clube.

Também li sobre como começaram os protestos a respeito da chegada dos Glazers, mesmo antes deles efetuarem a compra já haviam torcedores incomodados com as aproximações dos americanos, antes da compra já havia uma forte rejeição e desta vez infelizmente os torcedores mesmo mostrando seu desafeto não tiveram êxito e eles conseguiram adquirir o clube em 2005.

Mas porque hoje vivemos em um mundo diferente, mais globalizado, e muito comunicativo em redes sociais, parece que não vejo mais esse tipo de atitude dos torcedores, ou não pelo menos da maioria. Eaí vem o maior dos questionamentos: Será que não estamos rejeitando o dinheiro do Qatar e seu modelo de investimento? Ou falando pouco sobre Sportswhasing, Direitos Humanos e das Mulheres naquele País? Ou rejeitando Sir Jim Ratcliffe e as inseguranças que seu nome e suas empresas trazem? Ou como a sua ideia de pegar dinheiro emprestado nos bancos onde os Glazers fizeram picaretagem contra o clube caiu mal pra uma parte da torcida?

Cartaz de torcedor do United no jogo contra o Leicester rejeitando o Qatar com possível novo dono. (Foto: Michael Regan/Getty Imagens)

A única resposta minimamente plausível para essas perguntas parece sempre envolver os Glazers e seu modelo de gestão que ferrou o clube durante os últimos 18 anos e todo o ódio que essa torcida gigantesca tem da presença deles desde que chegaram até os dias de hoje, estamos carregando em nossas mentes e em nossos corações 18 anos de pura repulsa, nojo, raiva, ódio e todos os adjetivos ruins que você possa encontrar para citá-los, e talvez motivados por tudo isso, não estejamos mais fazendo os mesmos questionamentos que antes faríamos.

Essa situação me lembra muito da torcida do Newcastle United na temporada passada, eles também odiavam efusivamente seu dono e sua rejeição era quase idêntica a dos Glazers por aqui, inúmeros protestos já haviam sido realizados e a torcida sonhava por anos com o dia em que Mike Ashley sairia por aquele porta de St. James Park e jamais voltaria, e viu-se foi uma verdadeira comemoração quando foi anunciada a venda, torcedores indo em multidões rumo ao Estádio do clube para literalmente pular, gritar e vibrar porque o tal indivíduo indesejado enfim havia ido embora do clube. E eles não pareciam estar nem aí para quem estava comprando o clube, não estavam nem aí porque era o fundo soberano da Arábia Saudita e todos seus questionamentos como são do Qatar, EAU e outros da região, eles só estavam satisfeitos porque Ashley não era mais dono do clube.

Será que a nossa torcida também terá esse tipo de reação? Será isso que condiz com nossos valores? Ou com os valores do clube que dizemos amar? Será mesmo torcedor que vale tudo para ver Joel Glazer e seus irmãos indo embora de Manchester de uma vez por todas e nunca mais voltar?

Comentários