Talvez Robin Van Persie tenha sido o caso mais peculiar de um ídolo formado instantaneamente. Reforçando os Devils durante a temporada do 20º título inglês, o Nederland não demorou para desabrochar no time e se tornar o artilheiro da season, consequentemente, principal responsável pelo êxito na campanha em questão.
O holandês voador, como popularizou-se, entrou em ascensão quando ainda trajava as cores vermelhas do gigante de North London, o Arsenal. Surpreendentemente, um dos rivais mais fervorosos do United.
Rebaixado ao título de “judas” pela torcida gunner, teve uma ótima recepção por parte do elenco e da torcida Red Devil, talvez uma das principais explicações do porquê de tanto sucesso.
Infelizmente, depois da saída de Fergie, Van Persie não conseguiu manter a regularidade das temporadas anteriores e foi uma vítima direta da crise transitória do clube. Após uma primeira temporada apagada comandado por LvG, foi vendido minuciosamente ao Fernebahçe (Turquia), transferência esta que magoou a relação entre ambas as partes.
Cerca de um ano depois, o holandês retorna ao Theatre of Dreams, antigo palco de inúmeros gols antológicos de sua carreira, ainda prestigiado como um ídolo, apesar da curta passagem.
Mesmo que a idolatria seja um sentimento intenso para os torcedores, o amor pelo clube falará mais alto, pois certamente preferirão assistir a uma vitória convincente do Manchester, que é antecedido de resultados duvidosos, ocasionando um revés a Robin.
O jogo, pela terceira rodada da fase de grupos da Uefa Europa League, ocorrerá amanhã (às 17 horas), 21 de outubro, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.
Glory Glory Man United!