Habemus técnico, é bem verdade que é um técnico interino até o final desta temporada mas já foi o bastante para causar euforia em muitos torcedores e na mídia pela Europa mesmo antes do anuncio oficial. Rumores de um possível interesse do Manchester United no técnico alemão já eram conhecidos de algum tempo atrás. John Murtough inclusive já havia viajado para a Alemanha em 2019 para conhecer Ralf Rangnick e as instalações do RB Leipzig.
Desde a demissão de Ole Gunnar Solskjaer vários nomes foram especulados, sejam os mais conhecidos para o cargo em definitivo ou então outros que seriam apenas opções de técnico tampão até o fim da temporada para somente depois disso trazer o seu treinador alvo.
PORQUE O UNITED OPTOU PELO RANGNICK?
A resposta é até simples de dizer, entre os nomes disponíveis para ser um treinador interino pelo restante da temporada obviamente o de Ralf Rangnick era o melhor. Outros eram de um nível inferior como Ernesto Valverde e Rudi Garcia por exemplo. Outro motivo é também pela implementação de um filosofia de jogo e gestão de clube que o técnico/diretor implementou em seus clubes desde o fim dos anos 80.
Ralf Rangnick tem um currículo que em termos de conquistas não vai chamar sua atenção pois são bem poucos e de menor importância, talvez o maior deles seja a DFB Pokal (Copa da Alemanha) com o Schalke 04 em 2011, mesmo ano que o clube alemão surpreendeu ao eliminar a então campeã Inter nas quartas de final e depois ser eliminado pelo Manchester United na final da UEFA Champions League, poucos lembram mas Ralf Rangnick foi o treinador do Schalke naquela reta final de temporada, talvez a última realmente vitoriosa do clube.
Mas não se engane, Ralf é um treinador muito experiente e experimentado em diversas situações e também um das melhores reputações em termos de filosofia de jogo. E como todos sabem, no futebol atual um clube do tamanho do United é cobrado por não ter uma filosofia trocando de treinador sem convicção alguma e ter Rangnick primeiramente como Treinador e depois como uma espécie de Consultor Esportivo é uma resposta a isso.
ESTILO DE JOGO DE RANGNICK
Como seu primeiro cargo no clube será o de treinador, então vamos começar a falar sobre aquilo que vai impactar dentro de campo. Seu estilo de jogo tem nome, e chama-se gegenpressing (pressão na posse de bola e contra ataque ou pressão sobre o contra ataque adversário). Ele passou a usar esse modelo de defender e atacar em 1984 quando em um jogo amistoso contra o Dynamo Kiev de Valeriy Lobanovskyi onde foi amplamente dominado com um estilo bem parecido ao que usou em sua carreira nas décadas seguintes.
O Gegenpressing não é um estilo de jogo de posse de bola, ele prefere a pressão mais alta para recuperar a bola em um espaço mais avançado do campo para conseguir agredir a defesa adversária com um grande poder de fogo, e o encaixe de contra ataques é fundamental para isso ser efetivo. Portanto é necessário ter tanto jogadores empenhados em ajudar na pressão, quanto achar bons passes verticais e jogadores de velocidade para chegar ao gol adversário, vimos isso por exemplo repetidas vezes nos trabalhos de Ralf Rangnick.
Com esse estilo de jogo inovador para o que era antes praticado na Bundesliga acabou se tornando um treinador revolucionário no futebol de lá, sendo inclusive responsável direto e indireto pelo nascimento de alguns dos melhores treinadores do mundo hoje. Jurgen Klopp é hoje o principal expoente do Gegenpressing que Rangnick difundiu, mas também temos alguns outros exemplos na Premier League como Thomas Tuchel do Chelsea que se tornou treinador por influência direta de Rangnick e também o austríaco Ralph Hasenhuttl do Southampton que trabalhou com ele no RB Leipzig. Além disso o excelente Julian Nagelsmann hoje no Bayern também dá créditos ao Rangnick como uma das suas inspirações.
DIFICULDADES PARA ADAPTAR O GEGENPRESSING AO NOSSO ELENCO
Talvez esse seja o maior questionamento a se fazer sobre o início de trabalho de Ralf Rangnick no Manchester United. O técnico alemão vai assumir o clube em um momento complicado da temporada onde vai ter uma sequência louca de jogos e pouco tempo para treinar e desenvolver seu plano de jogo e pior, ele vai encontrar neste elenco alguns jogadores com características bem diferentes do que o Gegenpressing exige.
Cristiano Ronaldo por exemplo tem 36 anos e não vai ser o cara que vai ficar correndo para pressionar os defensores com a posse de bola pelos 90 minutos, Mason Greenwood é um jovem talentoso mas com pouca intensidade na marcação, Anthony Martial custa ter intensidade com a bola, imagina sem ela tendo que pressionar? Mas o pior de tudo talvez seja o caso Paul Pogba que é um grande talento mas que não é o cara da intensidade defensiva no meio campo defensivo e ás vezes parece ser um tanto quanto preguiçoso.
Tudo isso pode ser um empecilho para Rangnick que terá de se adaptar moderadamente ao clube e elenco para pouco a pouco implementar seu estilo de jogar futebol, experiência ele tem para isso e terá em suas mãos a maior oportunidade de sua carreira. Ele fez isso no Hoffenheim recém-promovido da Bundesliga na década retrasada, ele fez isso no Schalke 04 por algum tempo no início da última década. Conseguiu implementar essa filosofia tanto no RB Salzburg quanto no RB Leipzig, mas no Manchester United nunca teve um elenco tão numeroso e com tamanha qualidade técnica, e também nunca viveu quanto virará a pressão por resultados e desempenho nos próximos meses.
CARGO PARA A DIREÇÃO NO FUTURO
Ralf Rangnick estava trabalhando no Lokomotiv Moscou e deixará o clube russo por conta de uma grande oportunidade e não estou falando de treinar o Manchester United mas sim a de se tornar parte da direção do futebol do clube para implementar sua filosofia não só em campo, mas também na administração do dia a dia do time e também com a promessa de auxiliar nas tomadas de decisão sobre questões do mercado de transferências até 2024 no mínimo.
Ralf Rangnick já foi treinador por 3 ou 4 décadas, mas nos últimos anos ele tem dado preferência por um cargo de gestão de futebol do que ficar a beira do gramado e foi por conta dessas promessas de um papel importante no futebol do United que ele aceitou ser treinador interino. Vale lembrar que no final de 2020 o Chelsea chegou a cogitar o alemão para assumir interinamente o clube após a demissão de Frank Lampard mas recusou, talvez porque no Chelsea não conseguiria chegar e implementar sua filosofia e muito menos ter um cargo importante na direção de futebol.
PORQUE UM INTERINO AGORA?
Sinceramente é a melhor opção para o momento, os grandes treinadores ou estão empregados ou não querem assumir um clube no meio da temporada com toda essa pressão que temos por resultados. Ralf Rangnick é um treinador experiente e que pode ajudar não só o presente mas o futuro do Manchester United por tudo isso que foi falado acima, a confiança está em alta e agora é necessário esperar para ver quais resultados serão obtidos com essa decisão.
OPINIÃO DO COLUNISTA
Gosto bastante da decisão por já conhecer o trabalho de Ralf Rangnick e gosto ainda mais por ser um bom técnico interino que deseja depois deste período fazer parte da direção deste clube que é tão deficitária neste quesito desde que Sir Alex Ferguson se aposentou. Minha expectativa é alta, mas vai depender de quem comando o clube e de Rangnick para que elas se cumpram ou não, e torceremos juntos para que seja uma parceira de sucesso pois o Maior Clube da Inglaterra precisa voltar ao topo do futebol.