UEFA Super Cup (Supercopa da UEFA)

Tal como a ideia da Taça dos Clubes Campeões Europeus (Liga dos Campeões) ganhou força quando o jornal francês L’Equipe declarou que o Stade de Reims Champagne talvez fosse o melhor clube na Europa, a SuperTaça Europeia surgiu na Holanda, na altura em que as equipes deste país, com destaque para o Ajax, dominavam o futebol do Velho Continente.

A competição surgiu da cabeça do repórter Anton Witkamp, mais tarde editor de desporto do matutino De Telegraaf. Witkamp pensou em algo que definitivamente pudesse decidir qual o melhor clube da Europa e testasse a capacidade da equipa de Amsterdam (Ajax). O jornalista contou uma vez como conseguiu convencer as pessoas e levar para a frente o projeto: “O motivo era celebrar o Ajax e Cruyff. A ideia foi concebida na era do ‘futebol total’, a nossa era, com quatro Taças dos Campeões divididas entre Feyenoord e Ajax”.

“Mais do que dinheiro e a glória, o que eles almejavam era o direito a ser chamados de melhoresMas qual seria a melhor equipe da Europa ou pelo menos aquela que se mostrasse a mais forte? De início sim, seria o elenco mais forte, mas o futebol é, muitas vezes, subjetivo e, por essa razão, pode ser uma arte imprecisa. Por isso, porque não colocar frente a frente em campo os detentores da Taça dos Campeões Europeus (Liga dos Campeões) e da Taça das Taças (Recopa Europeia)? E porque não lançar o desafio ao Ajax? Os escoceses do Rangers FC tinham conquistado a Taça das Taças em 1972. Apresentei o meu plano ao presidente do Ajax, Jaap van Praag, e ele achou uma excelente ideia. A partir daí, com o patrocínio do meu jornal, o caminho estava livre”.

Em 1972, Witkamp propôs a ideia da realização de um jogo entre o campeão europeu Ajax e o Rangers, vencedor da Taça das Taças. Van Praag adorou a ideia e os dois a colocaram em prática. Deslocaram-se ambos até Zurique e encontraram-se com o então presidente da UEFA, Artemio Franchi, na tentativa de oficializarem a nova competição.

No entanto, o início da competição não foi possível de imediato, em grande parte devido à suspensão de um ano do Rangers devido ao mau comportamento dos seus torcedores. Contudo, o jogo foi realizado, sem carácter oficial, num ano em que o Rangers comemorava o seu centenário. Witkamp apostou num formato de duas partidas, de forma a tornar a receita mais rentável para ambos os clubes.

O De Telegraaf, jornal mais vendido na Holanda, financiou os confrontos, que foram realidos nos dias 16 e 24 de Junho de 1972, em Glasgow e Amesterdam, respectivamente. O Ajax venceu a primeira partida por 3×1 com gols de Johnny Rep, Cruyff e Arie Haan (Alex McDonald marcou o gol do Rangers), tendo assegurado uma vitória por 3×2 no segundo jogo, graças aos gols de Haan, Gerd Mühren e Cruyff, os gols dos escoceses foram marcados por McDonald e Quentin Young.

O primeiro jogo da SuperTaça homologado pela UEFA foi disputado em Janeiro de 1974, embora oficialmente tenho sido a final de 1973. O primeiro jogo da edição inaugural da SuperTaça foi realizada no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, num confronto em que o Milan bateu o Ajax, por 1×0. Mesmo sem Cruyff, o time holandês não perdoou na segunda partida e goleou os milaneses por 6-0.

Assim, a comemoração de Witkamp faziam ainda mais sentido, já que o Ajax voltou a conquistar o troféu, desta vez com carácter oficial. Contudo, a competição ainda apresentava algumas dificuldades de organização, já que a final de 1974 não foi realizada uma vez que o Bayern München e o 1. FC Madgeburg não chegaram a um consenso sobre as datas das partidas. Mais tarde, em 1981, o Liverpool não encontrou espaço na sua agenda para enfrentar o Dinamo Tbilisi, ao contrário do que aconteceu em 1984, ano em que enfrentou e perdeu a disputa contra a Juventus.

A disputa de 1984 foi uma das três finais da SuperTaça da UEFA a ser disputada num único jogo antes do novo formato da competição ser implementado em 1998. As outras duas disputas ocorreram em 1991, quando uma crise política forçou Manchester United e Crvena Zvezda a disputarem uma só partida em Old Trafford, e em 1986, quando o Steaua Bucuresti e Dinamo Kiev disputaram a primeira final no Stade Louis II, em Mónaco.

A competição foi disoutada permanentemente no Mónaco entre 1998 e 2012, com a sendo a primeira oficial da temporada. Após a última edição da Taça das Taças, em 1999, o vencedor da UEFA Champions League passou a enfrentar o vencedor da Taça UEFA (UEFA Europa League) e o troféu é agora disputado cada ano numa cidade europeia diferente.


De forma a fazer justiça ao crescente prestígio da competição, o novo troféu da SuperTaça Europeia, que foi erguido pela primeira vez por Javi Navarro, do Sevilla FC, em Agosto de 2006, é maior e melhor que o anterior.

O antigo troféu da SuperTaça Europeia, que foi erguido por jogadores como Alessandro Nesta, Fernando Hierro e Paolo Maldini, era o menor e mais leve troféu de todas as competições europeias, com apenas cinco quilos de peso e 42,5 centímetros de altura. Mas a SuperTaça era muito pouco “super”, frente a verdadeiros “gigantes” como o troféu da UEFA Champions League, que pesa oito quilos, e o da Taça UEFA, que atinge os 15.

No entanto, tudo mudou, uma vez que o troféu atual mede agora 58 centímetros e atinge os 12,2 quilos. E apesar do aumento do peso, não faltam jogadores desejando erguer este precioso troféu.

O troféu mantém as linhas mestras do seu antecessor, que foi concebido e elaborado na oficina Bertoni, em Milão. A taça clássica é ligada à base por um pé contorcido, enquanto dois braços permitem aos vencedores segurar firmemente o troféu na volta de honra.

A equipa vencedora tem o direito a construir uma réplica, desde que não ultrapasse 4/5 das dimensões do troféu original, o que leva a que a equipe vencedora tenha direito a construir uma réplica bem maior do que o antigo troféu.

Títulos Clubes
5 Barcelona e Milan
4 Real Madrid
3 Liverpool
2 Ajax, Anderlecht, Atlético de Madrid, Juventus e Valencia
1 Aberdeen, Aston Villa, Bayern de Munique, Chelsea, Dynamo de Kiev, Galatasaray, Lazio, Manchester United, Mechelen, Nottingham Forest, Parma, Porto, Sevilla, Steaua Bucareste, e Zenit

.

UEFA

Conheça outros torneios, clicando aqui