UEFA Europa League (Liga Europa)


A UEFA Europa League, competição que substituiu a Taça UEFA, nasceu de uma ideia concebida pelo suíço Ernst Thommen que, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi e o inglês Stanley Rous (mais tarde presidente da FIFA), criou um torneio destinado a equipas europeias provenientes de cidades onde se realizassem regularmente feiras de comércio.

Esta competição precursora da Taça UEFA, foi nomeada Taça das Feiras, foi criada no dia 18 de Abril de 1955, duas semanas depois do nascimento da Taça dos Campeões Europeus. A primeira Taça das Feiras envolveu equipas de Barcelona (Espanha), Basileia (Suíça), Birmingham (Inglaterra), Copenhague (Dinamarca), Frankfurt (Alemanha), Lausana (Suíça), Leipzig (Alemanha), Londres (Inglaterra), Milão (Itália) e Zagreb (ex-Iugoslávia, atualmente Croácia). Originalmente, o torneio durava três anos, com os jogos a serem marcados de forma a coincidirem com a realização das feiras de comércio. Barcelona, utilizando apenas jogadores do FC Barcelona, bateu uma equipa representante da cidade de Londres, por 8×2, nos jogos da final.

Para a segunda edição do torneio, os organizadores mudaram o formato, sendo a competição disputada por clubes que, contudo, teriam de ser provenientes de cidades com feiras de comércio. Dezesseis equipes participaram no torneio entre 1958 e 1960, data a partir na qual a competição passou a ser disputada anualmente. Em 1962, o número de participantes subiu para 32, hoje são mais de 100. Nos seus primeiros anos, o domínio pertenceu às equipas do sul da Europa, com três vitórias do Barcelona e duas do Valência. Em 1968, o Leeds United tornou-se o primeiro clube do norte da Europa a erguer o troféu, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas de clubes ingleses.

» Taça UEFA

A quinta conquista da Taça UEFA foi do Tottenham, na temporada 1971/1972, naquela que foi a primeira edição a ter a nomeação de Taça UEFA. A mudança de nome estava associada ao fato da competição ser agora organizada pela UEFA e já não ter ligação com as feiras de comércio. Durante os anos 70, equipas da Alemanha, Holanda, Bélgica e Suécia começaram a competir com as equipes inglesas e entre 1968 e 1984, apenas a Juventus, em 1977, conseguiu interromper o domínio das equipas do norte da Europa.

Mas depois de duas conquistas seguidas do Real Madrid, em meados dos anos 80, os clubes italianos passaram a dominar a competição a partir dos anos 90. A conquista do Galatasaray, em 2000, foi a primeira conquista europeia de um clube turco. Com exceção das finais de 1964 e 1965, a final, bem como as eliminatórias anteriores, tinha sido sempre disputada a duas partidas. Este formato foi alterado definitivamente em 1998, quando o Inter venceu a Lazio por 3-0 no Parque dos Príncipes, em Paris.

A partir da época 1999/2000, com a extinção da Recopa Europeia, os campeões dos diferentes países passaram a se classificar para a Taça UEFA, além dos clubes eliminados na terceira pré-eliminatória e os oito terceiros classificados da fase de grupos da UEFA Champions League. Na Taça UEFA 2008/2009 também participaram os três representantes do ranking Fair Play, 11 vencedores da Taça Intertoto e os vencedores das Taças da Liga de alguns países. Uma fase de grupos foi introduzida pela primeira vez na competição em 2004/2005.

» UEFA Europa League

No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação da UEFA Europa League, a partir da temporada 2009/2010, uma competição que terá uma nova fase de grupos com 48 equipas e irá se assemelhar com a UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. A partir de 2015, o campeão ganhava uma vaga na UEFA Champions League na temporada seguinte; o Sevilla foi o primeiro a ser beneficiado do ao ganhar a competição pela quarta vez, sendo o maior vencedor.

O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg, é feito em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. De fato, estão segurando uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.

.

Títulos Clubes
5 Sevilla
3 Juventus, Internazionale e Liverpool
2 Borussia Mönchengladbach, Tottenham, Porto, Feyenoord, IFK Göteborg, Real Madrid, Parma, Atlético de Madrid
1 Anderlecht, Chelsea, PSV, Eintracht Frankfurt, Ipswich, Bayer Leverkusen, Napoli, Ajax, Bayern de Munique, Schalke 04, Galatasaray, Valencia, CSKA, Zenit, Shaktar Donetsk e Manchester United

.

UEFA
Wikipédia

Conheça outros torneios, clicando aqui